"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo."



Arquimedes

sábado, 29 de maio de 2010

Nove dicas para o bom uso da tecnologia







Durante muito tempo o C. E. Nicoláo Bastos Filho sonhou com um laboratório de informática. E, depois de muito sonhar, teve seu desejo realizado: estava lá, lindo, em uma sala que era o espelho do futuro. E agora? O que fazer com tanta tecnologia?
Foram inúmeras as tentativas frustradas. Docentes sem preparação e discentes diante de algo desconhecido para uma comunidade carente. As turmas iam para o laboratório com os professores apenas para conhecer as novas máquinas. A boa vontade do professor e o planejamento ainda não eram suficientes para que houvesse uma verdadeira inclusão dos alunos no mundo da tecnologia. Nem mesmo os professores sabiam como utilizá-los. Viviam dando defeitos e sendo deixados de lado.
Uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, enfim, tornou o sonho mais próximo da realidade. Através dos cursos oferecidos pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), da criação da função de Orientador Tecnológico e da contratação de técnicos especializados em manutenção de computadores os laboratórios escolares começaram a funcionar. E assim também foi no Nicoláo.
A partir daí, já motivados, os Orientadores Tecnológicos, em conjunto com os professores, passaram a pesquisar experiências bem sucedidas em outras escolas, unido-as aos seus conhecimentos adquiridos em cursos oferecidos pelo NTE e em sua prática educacional.

Em conversa com a Professora e Orientadora Tecnológica Fernanda Alvim Braga, procurei saber quais foram as estratégias utilizadas para que o laboratório hoje esteja em plena atividade. Ela resumiu tais estratégias em nove dicas simples que estão aqui apresentadas:

O INÍCIO
Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO
No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL
Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO
Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO
Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO
A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE
Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA
Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA
Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

8 comentários:

  1. Muito legal sua matéria Ana Claúdia Parabéns....
    Essas nove dicas são fundamentais para que a inclusão digital se torne realidade dentro das nossas escolas!!!

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  2. Gostei muito da sua matéria! As estratégias de trabalho são realmente bem planejadas. Afinal, de que adiantaria tanta tecnologia se não houvesse plano de ação para lidar com elas?
    Abraços, Nair

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  3. Olá Ana!! Adorei a notícia!!! É muito importante divulgar o bom uso da tecnologia na educação, bem como fazer com que o aluno possa usufruir deste recurso positivamente.

    Um abraço, Flavia

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  4. Parabéns pela reportagem, Ana Claudia e parabéns também a professora Fernanda Alvim Braga pelas dicas para que o laboratório de informática esteja em plena atividade em sua escola. Que essa experiência bem sucedida sirva de exemplo para outras escolas que ainda não estão com os seus laboratórios funcionando.

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  5. Adorei a sua noticia!!!!!!!!
    Ela nos mostra que não é somente colocando o computador na escola que vai haver um bom uso da tecnologia, para tal é preciso ocorrer um uso critico e tem que ter profissionais capacitados. Além disso é excelente o exemplo que você nos mostrou.
    E como disse nossa amiga Ana Luzia, que essa experiência sirva de exemplo para outras escolas ou melhor para todos os educadores.
    BJS

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  6. Olá, Ana Cláudia,
    Muito interessante sua reportagem!!! Você abordou uma realidade. Muitas escolas têm os computadores,mas não têm professores capacitados para lidar com a tecnologia. É preciso oferecer cursos aos professores para que eles se sintam preparados, motivados e conscientes da importância de usar o computador como ferramenta pedagógica.
    As dicas da professora Fernanda são ótimas!!! Parabéns!!!
    Um abraço

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  7. Olá Ana,

    A turma que iniciou em 2006 está começando agora o ciclo avançado, ainda não temos previsão de quando serão disponibilizadas outras vagas, mas se ficar sabendo de algo te aviso.
    Bjkas

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  8. Ana, o endereço do meu blog estava errado. Se vc quiser entrar é http://infonaeducacaoflavialopes.blogspot.com

    Obrigada!!! Um abração

    Flavia Lopes

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